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quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ATÉ QUE ESTA PERUA ANDA DIREITINHO...


Poucas vezes na vida andei em algo tão fantasticamente rápido: Audi RS 6 Avant. Quanto mais numa camioneta, como o Código de Trânsito Brasileiro define o veículo chamado perua entre nós - chamá-la de station wagon é meio pedante, com é também chamar utilitário esporte de SUV, jargão típico de boqueiro ou Caoa.

Deem uma olhada no motor: V-10 a 90° de 5 litros, um turbocompressor para cada fileira, a 0,7 bar, duplo comando de válvulas com variador de fase por corrente na traseira do motor, 4 válvulas por cilindro, injeção direta a 120 bars e cárter seco. É mole? O que sai disso é 580 cv de 6.250 a 6.700 rpm e 66,3 mkgf de 1.500 a 6.250 rpm.

Até hoje meu recorde de potência em carro que dirigir era o Ferrari F40, com seus 478 cv a 7.000 rpm de seu V-8 3-litros biturbo.

A perua é pesada, 2.025 kg em ordem de marcha, mas com essa cavalaria toda são apenas 3,5 kg/cv de relação peso-potência. O suficiente para que vá de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e de 0 a 200 km/h em 14,9 segundos. Na Alemanha é vendida com velocidade máxima limitada de 280 km/h. As que estão vindo para cá atingem 303 km/h. Um perua ser sócia do Clube dos 300 chega a soar surreal.

Ela mede 4.928/1.889/1.460/2.846 mm de, respectivamente, comprimento, largura, altura e entre-eixos. O carro avaliado estava com as rodas de 20 pol opcionais, montadas com pneus 275/35R20.

Amigos, dirigi-la é algo fora deste mundo. É carro de corrida em roupagem civil. Dados de fábrica indicam aceleração lateral de 1,2 g (tinha mesmo que ter cárter seco, ou o motor ficaria sem lubrificação nas curvas).

O mais notável é o câmbio automático careta, de seis marchas, tiptronic - mas careta em termos, pois pertence a uma nova geração de transeixos Audi compactos e leves. Apenas não é do tipo dupla-conexão, ou dupla-embreagem, da marca, mas, francamente, não faz a menor falta. Trocas automáticas ou manuais pela alavanca (para frente sobe/para trás reduz, como acho que deve ser) ou borboletas.

Naturalmente a tração é integral com dfiferencial central Torsen (puramente mecânico) que pode desviar até 85% de potência para a traseira ou até 65% para a dianteira, automaiticamente. Além disso, há bloqueio eletrônico do diferencial, pelo freio, se uma roda de um lado quiser patinar.

Um belo visual de um carro que anda: perfeito!
Aqui a Audi RS 6 Avant sai por R$ 554.300. Se entrasse algum da Mega Sena, seria esse, com toda certeza.

Mas branco...

FICHA TÉCNICA

Carroceria Monobloco em aço, capô e para-lamas de alumínio
N° de portas/n° de lugares 4/5
Coeficiente de forma (Cx) 0,35
Área frontal (m²) 2,36
Motor
Configuração V-10, 5 litros, duplo-comando, 4 válvulas por cilindro
Cilindrada (cm³)/dimensões (mm) 4.991/84,5 x 89,0
Materiais Bloco, cabeçotes e cárter de alumínio
Formação de mistura/combustível Injeção direta/gasolina de 98 octanas RON
Potência kW/cv/rpm 426/580/6.250 rpm
Torque N·m/m·kgf/rpm 650/66,3/1.500-6.250 rpm
Câmbio Automático, conversor de torque, tiptronic, 6 marchas
Tração quattro, integral
Suspensão
Dianteira Coluna elástica com dois braços triangulares
Traseira Multibraço
Desempenho
Aceleração 0-100 km/h (s) 4,6
Velocidade máxima (km/h) 303
Consumo (km/l)
Urbano 4,9
Rodoviário 9,7
Pesos e capacidades
Peso em ordem de marcha (kg) 2.025
Carga útil (kg) 540
Compartimento de bagagem (l) 565
Tanque de combustível (l) 80

2 comentários:

  1. manolo a ferrari f430 nao é biturbo ela tem 490 cv aspirada de fabrica, nao faz o menor sentido o voitao da ferrari com 4.3L e BI-TURBO render APENAS 478cv, abs.
    qualquer duvida entra ai http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferrari_F430

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  2. Rafael,

    O Bob Sharp falava da F40 e não a F430.

    Obrigado pela visita

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