Pesquisa personalizada

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

RS5: estímulo a todos os sentidos


O RS5 estimula os sentidos. É difícil ficar indiferente à visão de suas linhas, ao som do motor V8 e ao contato com os bancos e volante especiais. Por R$ 435 mil, a versão esportiva do Audi A5 tem desenho imponente. Os belos traços do cupê ganharam boa dose de agressividade.

O interior traz quase todo o luxo do A5, com pitadas de modelos de competição. Há detalhes de fibra de carbono, os bancos do tipo concha apoiam bem o corpo e o volante é de alcântara. Mas a maior surpresa surge quando a ignição é acionada.

O ronco do motor 4.2 V8 aspirado de 450 cv invade a cabine, despertando a vontade de pisar fundo no acelerador para ver do que o cupê é capaz. Se o negócio é aproveitar toda a esportividade do RS5, vale a pena selecionar a função Dynamic do Audi Select, por meio de um botão próximo à alavanca do câmbio.

Em condições normais, o sistema mantém o modo automático, que adapta componentes do carro às características de pilotagem sem interferência humana. Já o Dynamic muda completamente o comportamento do RS5.

As trocas de marcha do rápido câmbio automatizado de sete velocidades e duas embreagens passam a ocorrer próximas ao limite de rotação do motor.

Assim, ao arrancar em semáforos, por exemplo, os outros carros ficam muito para trás e, rapidamente, desaparecem no retrovisor. Conforme a Audi, o RS5 vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos.

No caso do escapamento, o dispositivo que restringe o som do V8 é desligado e o ronco fica parecido com o de carros de corrida. E dá para ouvir um estalo forte a cada troca de marcha.

O Dynamic também deixa suspensão e direção mais firmes. O RS5 fica no ponto para faze curvas travadas sem dificuldade, até porque é cheio de recursos eletrônicos. Por causa deles, o carro quase dispensa a interferência do motorista.

A tração integral quattro, por exemplo, também distribui o torque entre as duas rodas traseiras. A que está do lado de fora da curva recebe mais força.

Quem gosta de testar seu domínio sobre a máquina pode desligar o controle eletrônico de estabilidade. Aí, o modelo fica mais nas mãos de seu condutor.

Ao selecionar a função Comfort, o RS5 fica dócil e silencioso. Como os pneus têm perfil baixo, os ocupantes sentem todos os impactos com o piso. Mas nada que torne inglória a missão de desfilar com esse Audi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails